Sunday 19 November 2017

É O Mercado De Ações U S Manipulado


O mercado de ações norte-americano é fraudado?


Mais sobre 60 Minutos


O script a seguir é de "Rigged", que foi ao ar em 30 de março de 2014. Steve Kroft é o correspondente. Draggan Mihailovich, produtor.


Este mês marca o quinto aniversário do atual mercado de alta em Wall Street, tornando-se um dos mais longos e mais fortes da história. No entanto, a propriedade de ações dos EUA está em um recorde de baixa e menos de metade dos americanos confiam em bancos e serviços financeiros. E nas últimas duas semanas, o procurador-geral de Nova York ea Commodities Futures Trading Commission em Washington lançaram investigações sobre a negociação de ações informatizadas de alta freqüência, que agora controla mais de metade do mercado.


As sondas foram anunciadas apenas à frente de um livro muito antecipado sobre o assunto pelo best-seller autor Michael Lewis chamado "Flash Boys". Nele, Lewis argumenta que o mercado de ações é agora manipulado para beneficiar um grupo de iniciados que fizeram dezenas de bilhões de dólares explorando o comércio informatizado. A história é contada através de um improvável elenco de personagens que descobriu o que estava acontecendo e ter elaborado um plano para corrigi-lo. Poderia ter um impacto enorme em Wall Street. Hoje à noite, Michael Lewis fala sobre isso pela primeira vez.


Steve Kroft: Qual é a manchete aqui?


Michael Lewis: Mercado de ações manipulado. O mercado de ações dos Estados Unidos, o mercado mais icônico do capitalismo global é manipulado.


Reproduzir vídeo


Steve Kroft: Por quem?


Michael Lewis: Por uma combinação dessas bolsas de valores, os grandes bancos de Wall Street e os comerciantes de alta freqüência.


Steve Kroft: Quem são as vítimas?


Michael Lewis: Todo mundo que tem um investimento no mercado de ações.


"Mercado de ações manipulado. O mercado de ações dos Estados Unidos, o mercado mais icônico do capitalismo global é manipulado."


Michael Lewis não está falando sobre o mercado de ações que você vê na televisão todos os dias. Isso deixou de ser o centro da atividade financeira dos EUA anos atrás, e existe hoje principalmente como uma foto-op. Este é o mercado acionário que Lewis está falando aproximadamente; Aquele onde a maioria dos negócios ocorre agora, dentro de centenas de milhares dessas caixas pretas localizadas em mais de 60 trocas públicas e privadas, onde bilhões de dólares em ações mudam de mãos todos os dias com pouca ou nenhuma documentação pública. Os negócios estão sendo feitos por milhares de computadores robô, programado para comprar e vender todas as ações no mercado em velocidades 100 vezes mais rápido do que você pode piscar um olho. Um sistema tão complexo, é quase invisível.


Michael Lewis: Se não fosse complicado, não seria permitido que acontecesse. A complexidade disfarça o que está acontecendo. Se é tão complicado que você não pode entendê-lo, então você não pode questioná-lo.


Steve Kroft: E isso tudo está sendo feito por computadores?


Michael Lewis: Tudo feito por computadores. É muito rápido para ser feito por seres humanos. Os seres humanos foram completamente removidos do mercado.


"Rápido" é a palavra operativa. Máquinas com programas secretos estão agora negociando ações em pequenas frações de segundo, muito rápido para ser visto ou gravado em um relógio de ações ou tela de computador. Mais rápido do que o próprio mercado. Os comerciantes de alta freqüência, as grandes empresas de Wall Street e as bolsas de valores gastaram bilhões para ganhar uma vantagem de um milissegundo para si e seus clientes, apenas para dar uma olhada nos preços do mercado de ações e encomendar um flash antes de todos os outros, juntamente com a oportunidade de Agir sobre ele.


Michael Lewis: Os insiders são capazes de se mover mais rápido do que você. Eles são capazes de ver sua ordem e jogá-la contra outras ordens de maneiras que você não entende. Eles são capazes de frente executar a sua encomenda.


Steve Kroft: O que você quer dizer com a frente?


Reproduzir vídeo


Lewis: O mercado de valores mobiliário é "maior do que uma farsa"


Michael Lewis: Significa que eles são capazes de identificar o seu desejo de, para comprar ações na Microsoft e comprá-los na frente de você e vendê-los de volta para você a um preço mais elevado. Tudo acontece em períodos infinitesimalmente pequenos. Há vantagem de velocidade que os comerciantes mais rápidos têm é milissegundos, alguns deles são fracções de milissegundos. Mas é suficiente para eles identificar o que você vai fazer e fazê-lo antes de fazê-lo às suas custas.


Steve Kroft: Então ele impulsiona o preço para cima.


Michael Lewis: Então ele impulsiona o preço para cima e, por sua vez, você paga um preço mais alto.


"Se não fosse complicado, não se permitiria que acontecesse, a complexidade disfarça o que está acontecendo. Se é tão complicado que você não pode entendê-lo, então você não pode questioná-lo".


Michael Lewis não é a primeira pessoa a alegar que o mercado de ações é manipulado ou que os comerciantes de alta freqüência estão na frente do mercado, mas ele foi o primeiro a encontrar Brad Katsuyama, que é o primeiro a descobrir como ele estava sendo feito.


Michael Lewis: Um personagem muito improvável, um comerciante do Royal Bank of Canada, um jovem canadense chamado Brad Katsuyama percebeu que o mercado que ele pensava que sabia tinha mudado. O mercado parecia estar disposto a vender um estoque. Mas no momento em que ele foi comprá-lo, alguém comprou, o estoque subiu. Era como se alguém soubesse o que estava fazendo antes de fazê-lo.


RBC trading floor em Nova York Fechar


WallstreetandTech Em 2008, Katsuyama tinha 30 anos e dirigia a mesa de ações do Royal Bank of Canada em Nova York com 25 comerciantes trabalhando para ele. Cada vez que um deles tentava comprar um grande bloco de ações para um cliente sua ordem seria apenas parcialmente preenchido eo preço do estoque iria subir. Ele continuou acontecendo uma e outra vez.


Brad Katsuyama: A melhor analogia que eu acho é que sua família quer ir a um concerto. Você vai para StubHub, há quatro bilhetes todos ao lado do outro para 20 bucks cada. Você pôs em uma ordem para comprar quatro bilhetes, 20 bucks cada e diz, "você comprou dois bilhetes a 20 bucks cada." E você vai para trás e aqueles mesmos dois assentos que estão sentados lá têm ido agora até $ 25.


Steve Kroft: O que você acha que o problema era?


Brad Katsuyama: Eu não tinha idéia. Eu não poderia obter respostas.


No começo, Katsuyama achou que a tecnologia da RBC era lenta, até que ele foi para Stamford, Connecticut e visitou um dos maiores fundos de hedge do mundo.


Brad Katsuyama: A mesma coisa que eu estava experimentando como um comerciante, um dos hedge funds mais sofisticados do mundo também estava tendo o mesmo problema. Em seguida, a lâmpada apaga-se. Você diz, "Santa vaca, isto é, este é um grande problema."


Steve Kroft: Você estava determinado a chegar ao fundo?


Brad Katsuyama: Sim.


Steve Kroft: Por quê?


Brad Katsuyama: Porque ele simplesmente não se sente bem. Não parecia certo que as pessoas que estão investindo em nome dos fundos de pensão e fundos de aposentadoria estão recebendo isca e mudou todos os dias no mercado.


Katsuyama suspeitava que o problema tinha algo a ver com encanamento, a forma como os negócios foram encaminhados através de cabos de fibra óptica de sua mesa de negociação em Manhattan para as 13 bolsas públicas no norte de Nova Jersey. Mas ninguém iria dizer-lhe exatamente o que aconteceu com suas ordens, uma vez que ele bateu o botão de compra ou venda. Assim, ele montou uma equipe de especialistas técnicos, comerciantes e, mais importante, um cara de telecom irlandês chamado Ronan Ryan, que era um especialista em redes de fibra óptica de alta velocidade.


Ronan Ryan: Eu não sabia nada sobre negociação até o meu primeiro dia no RBC quando eu estava sentado naquela reunião de três horas sobre algoritmos. I chamado minha esposa depois. E eu sou como, "Holy crap, eu não tenho nenhuma idéia o que apenas disseram."


Ryan tinha feito trabalho para os comerciantes de alta freqüência. Ele sabia o que eles estavam construindo e ele sabia sobre as quantias colossais de dinheiro que estavam dispostos a gastar. Ele contou a Brad sobre uma empresa chamada Spread Networks que havia colocado um cabo de fibra ótica de alta velocidade do mercado de futuros em Chicago para as bolsas em Nova Jersey. Eles gastaram US $ 300 milhões apenas para raspar três milissegundos fora da rota mais rápida e foram leasing acesso a comerciantes de alta freqüência em US $ 10 milhões por pop.


Michael Lewis: Do ponto de vista de Brad Katsuyama, quando ele ouviu que estavam dispostos a gastar esse tipo de dinheiro por milissegundos, disse-lhe que as somas envolvidas eram vastas. Essa foi uma das primeiras perguntas que ele disse ter feito. Ele diz: "Tudo bem, eu estou ficando enganado, todo mundo está sendo roubado, mas o que ele acrescenta?" E eu acho que quando ele ouviu a história da Spread Networks, ele percebeu que são dezenas de bilhões de dólares que estamos falando.


Ronan Ryan também sabia onde todo o cabo estava enterrado e tinha mapas detalhados das rotas mais rápidas do distrito financeiro em Manhattan para as várias bolsas de valores em Nova Jersey, calculadas até o milésimo de segundo.


Ronan Ryan: Então eu iria sentar lá, lançar mapas, e lançar este centro de dados como uma caixa e uma linha passando por ele. E eles não tinham idéia do que eu estava falando. E então eu ficaria tipo, "Ei, vocês sabem de onde esses centros de dados estão localizados? Claro que você está chegando lá em diferentes intervalos de tempo."


Para Brad, os mapas transformaram o que tinha sido uma idéia abstrata em algo que ele realmente podia ver. O primeiro lugar em que suas ordens estavam pousando era o BATS Exchange do outro lado do rio em Weehawken, N. J. e comerciantes de alta freqüência estavam ali deitados.


Michael Lewis: Brad percebe: "Oh meu Deus, é assim que eu estou sendo front-runned. Eu estou sendo front-runned porque o meu sinal chega ao BATS Exchange primeiro e eles podem me bater a todos os, todas as outras trocas . "


Levou apenas uma pequena fração de segundo para o comércio de Brad chegar às próximas trocas na rede, mas os comerciantes de alta velocidade foram capazes de saltar na frente dele, comprar o mesmo estoque e impulsionar o preço até antes de sua ordem chegou, Produzindo um pequeno lucro de apenas um ou dois tostões. Mas isso estava acontecendo com os negócios de todos, milhões de vezes por dia.


Reproduzir vídeo


Como os investidores comuns estão ficando "ferrados"


Ronan Ryan: Isso acrescenta.


Steve Kroft: Você faz soar como um skim.


Ronan Ryan: O que mais você chamaria?


Michael Lewis: Um gestor de fundos de hedge disse: "Eu estava correndo um fundo de hedge que foi de US $ 9 bilhões e que nós achamos que a nossa incapacidade de fazer os negócios que o mercado disse que deveríamos ser capazes de fazer estava custando US $ 300 milhões um ano." Isso era US $ 300 milhões por ano no bolso de outra pessoa.


Steve Kroft: Isso é ilegal?


Michael Lewis: Não. Essa é a coisa que é tão chocante sobre tudo isso. Deveria.


Steve Kroft: Bem, você usou a palavra front running. A corrida da frente é ilegal.


Michael Lewis: Esta forma de correr na frente é legal. Está legalizado frente correndo. É uma loucura que seja legal para algumas pessoas obter notícias adiantadas sobre os preços e o que os investidores estão fazendo. É apenas nozes. Não deveria acontecer.


Ronan sabia que a única maneira de vencer os comerciantes de alta freqüência era tirar a vantagem de milissegundos que lhes permitia cheirar os negócios mais lentos e vencê-los para a troca. Ele tinha uma idéia de como fazê-lo.


Brad Katsuyama: E ele disse: "Você provavelmente está melhor tentando ir mais devagar", o que significa enviar a ordem para a troca localizada mais longe primeiro e enviar a ordem para o que está localizado para você passado. Assim cambaleie quando você os envia com o objetivo de chegar em todos os lugares, o mais próximo possível ao mesmo tempo.


Katsuyama e sua equipe desenvolveram um software que fez exatamente isso, permitindo que os pedidos dos clientes do Royal Bank of Canada alcançassem todas as bolsas ao mesmo tempo, cortando os operadores de alta freqüência fora da equação.


Brad Katsuyama: E essencialmente nossas taxas de preenchimento foram para 100 por cento. Nós não poderíamos acreditar quando, quando nós realmente percebemos isso.


Steve Kroft: Então você bateu a velocidade, abrandando-a.


Brad Katsuyama: Sim, tão louco quanto parece.


Katsuyama e sua equipe saíram e começaram a vender e explicar o que descobriram para os grandes fundos mútuos, fundos de pensão e investidores institucionais, pessoas que tinham suspeitas de que estavam sendo executados, mas não sabiam como.


Steve Kroft: E ninguém tinha realmente incomodado ou tentado descobrir isso até Brad Katsuyama veio junto.


Michael Lewis: Não era do interesse de ninguém, correto. Falei com dezenas de investidores, grandes investidores, investidores famosos, que disseram: "Quando Brad Katsuyama entrou no meu escritório e mostrou para mim como o mercado estava manipulado, minha mandíbula bateu no chão. Eu simplesmente não sabia o que era e ninguém tinha nos contado. "


Brad Katsuyama: Parte dessas reuniões nos levou a acreditar, "Santa vaca, isso é, isso é realmente algo." Porque alguns dos mais sofisticados, maiores gestores de ativos do mundo, esta é a primeira vez que eles estavam ouvindo esta história.


E alguns dos nomes mais famosos no mercado de ações americano ouviu o tom.


Reproduzir vídeo


Lewis: Os investidores, grandes e pequenos, são "presas"


Michael Lewis: O Grupo Capital, T. Rowe Price, Fidelity, Vanguard, quero dizer, ele, um após o outro. Ele estava em seus escritórios. Eles disseram: "Este homem entrou. Por que ele vai saber como funciona o mercado de ações?" E, ao final da hora, disseram: "Meu Deus, ele entende".


Hedge fundo titã David Einhorn de Greenlight Capital é um dos crentes.


Steve Kroft: Ele foi capaz de mostrar como suas ordens estavam sendo executadas?


David Einhorn: Ah, sim. Eles tinham, eles, eles tem o marcador eo quadro branco e começou a desenhar mapas e caixas, e fios e locais. E sim, nós passamos por isso em algum detalhe.


Steve Kroft: Você achou interessante?


David Einhorn: Foi. Isso foi.


Clientes como Einhorn incentivaram Brad e sua equipe a fazer algo maior. Foi então que Katsuyama, um conformista mesmo de acordo com os padrões canadenses, decidiu fazer algo radical. Em 2012, ele abandonou seu trabalho de alto salário como chefe de comércio na RBC e saiu com alguns de sua equipe para iniciar sua própria troca.


Steve Kroft: Você estava fazendo um bom dinheiro no Royal Bank of Canada?


Brad Katsuyama: É, certo.


Steve Kroft: Milhões de dólares?


Brad Katsuyama. Certo. Acho que todos sabem disso agora? Certo, sim.


Steve Kroft: Por que você queria ir embora e sair desse trabalho e começar uma bolsa de valores?


Brad Katsuyama: Sim, não foi uma conversa fácil de ter com minha esposa, isso é certo. Era quase um sentimento de obrigação dizer: "Nós encontramos um problema, isso está afetando milhões e milhões de pessoas, as pessoas estão cegamente perdendo dinheiro que nem sabiam que tinham direito." É um buraco no fundo Do balde.


Eles se propuseram a construir uma bolsa financiada exclusivamente por grandes investidores tradicionais. Eles o chamaram de IEX, a troca do investidor, e lançaram-no em silêncio em outubro com o apoio de alguns dos maiores players de Wall Street. E vem com construído em colisões de velocidade para eliminar a vantagem de predadores de alta velocidade.


Michael Lewis: E a maneira que eles fizeram foi enrolar 60 quilômetros de cabo de fibra óptica entre si e os computadores de comerciantes de alta freqüência. Eles chamam-lhe a caixa de sapato mágica e parece que tem linha de pesca nele. Mas, essencialmente, um comerciante de alta freqüência, se ele tenta reagir na troca IEX, seu comércio vai (faz barulho) por 60 quilômetros até, então ele está, ele está no leste de Jesus.


Steve Kroft: Então ele chega lá ao mesmo tempo que todo mundo.


Michael Lewis: Chega lá mesmo tempo como todo mundo.


Steve Kroft: Você acha que eles podem te jogar?


Ronan Ryan: Eu acho que eles vão tentar nos jogar. Acho que o fato é que fomos e nos encontramos com a maioria das maiores empresas de alta freqüência para explicar o que a caixa de jóias mágica está fazendo e que as pessoas não disseram: "Oh, isso é lixo. . " Nós tivemos muitos nos perguntam por um backdoor, para ser honesto. Então isso diz algo que vai funcionar.


A troca está fora a um começo forte, embora seja ainda muito pequeno com os lotes dos inimigos poderosos que como o status quo e estão tentando starve IEX desanimando clientes de usá-los. David Einhorn, da Greenlight Capital, é um dos investidores.


Steve Kroft: Você acha que o IEX vai sobreviver?


David Einhorn: Eu acho que vai ter sucesso. Acho que vai ter sucesso de uma forma muito grande.


Na semana passada, o IEX recebeu um forte apoio da Goldman Sachs, cujos altos executivos o citaram como um modelo para um mercado de ações mais estável e menos complicado.


Brad Katsuyama: Estamos vendendo confiança. Estamos vendendo transparência. E, e, e pensar que a confiança é realmente um diferencial em um negócio de serviços, é meio que um pensamento louco, certo?


Michael Lewis: Por que esse garoto, por que ele é capaz de se sentar de repente no centro do mercado de ações americano? E a resposta é, quando alguém entra na porta que é realmente confiável, ele tem um poder enorme. E esta é a história, a história de tentar restaurar a confiança para os mercados financeiros.


&cópia; 2014 CBS Interactive Inc. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment